Génese - Atendendo ao número crescente de clubes de automóveis clássicos, nas variadas vertentes, à necessidade de os mesmos se estruturarem dentro das normas das Federações, às sucessivas implementações de restrições legais quanto à utilização dos veículos com os consequentes custos associados, um grupo de dirigentes de Clubes entendeu criar uma Associação que, aglutinando os interesses de todos os associados, conseguisse pelo seu número, no seu conjunto, constituir um grupo de orientação e consolidação entre os Clubes e de pressão junto das autoridades, para que futuras decisões, tendencialmente restritivas, fossem sempre imbuídas de um espírito ponderado, construtivo e ausente de fundamentalismos.

9 de Agosto de 2012 - Foi formalmente constituída a Associação de Clubes de Automóveis Antigos do Norte – ACAAN, sem fins lucrativos e tendo como objetivos a promoção e a divulgação da temática Automóvel, nas vertentes lazer, desportiva e de restauro, organizando para tal, passeios culturais/turísticos/desportivos, exposições, congressos, seminários, tertúlias e intercâmbios clubísticos nacionais e internacionais com instituições congéneres.

8 de Março de 2014 – Inauguração da Sede da ACAAN - Associação dos Clubes de Automóveis Antigos Nacional. Contou com a presença do secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, dos representantes dos clubes integrantes da Associação, bem como dos respetivos autarcas.

A Sede da ACAAN instalou-se no interior do Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão, que é um espaço dedicado e aberto a todos os Clubes de Automóveis e Aficionados.

10 de Dezembro de 2015 – Atendendo à manifesta intenção de adesão de Clubes instalados fora da zona norte e à necessidade de abrangência a todo o País, a ACAAN passou a denominar-se Associação de Clubes de Automóveis Antigos Nacional, mantendo a mesma sigla.